7º ANO - GRAMÁTICA

30/07 - Jogos campeonato.

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31/07 - Jogos campeonato.

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06/08 - Escola lexical - Introdução. Tarefa de mudar uma palavra mantendo o sentido da frase. 

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07/08 - Correção da tarefa, continuação escolha lexical, pág. 16 e 17.


TESTE DIA 14/08

CONTEÚDO - ESCOLHA LEXICAL.

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14/08 - Aula de gramática - 1 teste do 3 bimestre. Correção feita em sala.

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20/08 Recursos expressivos e figuras de linguagem, páginas 19 e 20.

Passei no quadro exemplo de figuras de linguagem como a metáfora, a comparação e o eufemismo.

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21/08 - Teste e correção.

Continuação figuras de linguagem.



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27/08

AULA SOBRE PREFIXO E SUFIXO, PÁGINA 21/

MATÉRIA DO TESTE DIA 28/08 DERIVAÇÃO - SUFIXACAO E SUFIXO


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28/08


TESTE

CORREÇÃO DO TESTE

Explicação sobre o travessão separar as vozes do texto, trazendo o discurso direto.

Atividades páginas 23, 24 e testes.

TAREFA PARA PRÓXIMA AULA:

Página 25.


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03/09

Matéria do teste de quarta-feira (04/09)

TEXTUALIDADE PÁGINAS 43 E 44.


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TAREFA PARA DIA 04/09

PÁGINA 53.


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04/09

Teste, correção

e atividades páginas 45, 46.


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10/09

Resumo coesão pronominal e coesão adverbial - Texto no caderno.

Matéria da apostila, página: 48.


CONFERIR ATIVIDADE PARA FAZER NO PLURALL.

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11/09 


Atividade da apostila páginas 46, 47.

TAREFA PÁGINAS:48, 49, e 50.


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Conteúdo testinho Quarta-feira 18/09

Coesão pronominal e adverbial, páginas - 48 e 49.

E resuminho passado em sala.

 

**BONS ESTUDOS** 

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17/09

Correção páginas 48, 49 e 50.

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19/09

Testinho
Correção
Finalização das páginas 50 e 51.
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24/09


Entrega do RAA de gramática e redação.

Correção página 52.

Atividades do módulo 34, textos normativos e textos legais.


ALUNOS QUE FALTARAM: FAVOR PEGAR A RAA COM ALGUM COLEGA PARA RESPONDER.

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25/09


RAA

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CONTEÚDO AVALIAÇÃO 3 BIMESTRE:


Figuras de linguagem;

Progressão temática;

Tempo verbal;

Coerência e coesão;

Escolha lexical;

Princípios da textualidade;

Derivação sufixal e prefixal;

Coesão adverbial e pronominal;


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08/10


Correções atividades páginas 85 e 86.

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09/10


Tabela tempos verbais.

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22/10 


Gêneros textuais - Finalidade, recursos linguísticos, suporte, etc.

Locução adjetiva

Atividades página 18.


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23/10 


Páginas 18, 19, 20 e 21


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CONTEÚDO DO TESTE DO DIA 29/10


Páginas: 17, 18 e 20

Gêneros textuais: Artigo científico e história em quadrinhos.

Locuções adjetivas

Estude o porquê de textos jornalísticos não serem organizados em ordem cronológica.


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29/10


Atividades páginas: 21, 22, 23.

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30/10

Oficinas de Haloween.

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CONTEÚDO DO TESTE DO DIA 06/11


Páginas: 17, 18 e 20

Gêneros textuais: Artigo científico e história em quadrinhos.

Locuções adjetivas

Estude o porquê de textos jornalísticos não serem organizados em ordem cronológica.


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05/11


Explicação de definição, descrição, exemplo, enumeração e comparação.

Discurso direto, verbos de dizer, artigo científico transformado em HQ.

Atividade em sala, página: 23.

TAREFA: página 27

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06/11


Testinho e atividades da página 24.



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Conteúdo do teste de quarta-feira (dia 13/11)

Adjetivo e locução adjetiva - página 18 e 22
discurso direto e indireto - página 23
verbos de dizer - página 23

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12/11


Concordância verbal e 

Atividades páginas: 53 e 55 

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13/11


Testinho 


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CONTEÚDO DO TESTINHO DE TERÇA-FEIRA (19/11)


Concordância verbal - páginas: 52, 53, 54 e 55.

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19/11


Testinho e atividade da página 55.

TAREFA: páginas 56, 58, 60, 61, 62 e 63


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RAA DE GRAMÁTICA


  1. Qual a importância de conferir a veracidade de uma notícia? E como conferir?Qual é a crítica abordada na charge?

  2. a) A importância de se informar nas redes sociais para se manter atualizado.

    b) A facilidade com que as pessoas acreditam em informações falsas nas redes sociais.

    c) A importância de celebrar o Dia da Mentira.

    d) A necessidade de consumir notícias apenas de fontes tradicionais.


3. Neste contexto, qual é o impacto da propagação desta notícia?

a) Aumenta a confiança nas vacinas e incentiva a imunização.

b) Promove desinformação, prejudicando o avanço do percentual de pessoas imunizadas.

c) Melhora a saúde pública ao alertar sobre riscos.

d) Gera discussões construtivas sobre o processo de vacinação.


4.Descreva o que são gêneros textuais.


5. Marque a opção em que apresenta somente substantivos abstratos:

            a) Amor, cadeira, lua, estrela 

            b) Alegria, beleza, inveja, tristeza

            c) Saudade, chuva, rua, céu

            d) Doença, ilusão, bondade, rua.


 A influência africana na estrutura gramatical e no vocabulário é relevante na formação do português brasileiro para além da incorporação de palavras como “caçula”, “moleque”, “cachaça”, “acarajé” e “axé”.

  Pesquisadores como Dante Lucchesi, da UFBA, acreditam que muitos preconceitos linguísticos contra o português brasileiro sejam dirigidos a contribuições africanas ao idioma.

  “A maior influência do processo de assimilação imposto pelos portugueses aos escravos negros está presente até hoje no português informal, na língua do dia a dia, quando dizemos, por exemplo, ‘Nós pega os peixe’. A variação na concordância nominal e verbal constitui um divisor de águas no cenário sociolinguístico brasileiro. Revela o peso que o contato entre línguas teve no Brasil” – explica Lucchesi.

Ter preconceito linguístico com esse tipo de ocorrência no idioma, segundo o pesquisador, seria a razão do menosprezo do estudo da relevância africana no português.

  Com isso, “o estigma social recai sobre as variantes linguísticas mais notáveis da fala popular”, afirma o professor em seu estudo. “Não precisa ter concordância para ter raciocínio lógico. Essa é marca indelével das línguas africanas”.

(Julio Lamas. África resiste. Língua Portuguesa, julho de 2013. Adaptado.)

 

6. Pela leitura do texto, preconceito linguístico é


a) contribuição de idiomas africanos para a ampliação do vocabulário da língua materna.


b) assimilação imediata pelos africanos da língua falada nos países para os quais emigraram. 


c) o estudo sociolinguístico dos eventos em que os indivíduos exercitam a língua falada. 


d) a valorização do padrão culto da língua e o desprestígio das variantes linguísticas populares. 


e) a sobrevivência das características da linguagem formal, graças à superioridade do padrão culto


7. Assinale a frase que contém uma citação indireta: 


a) Maria disse: "Vou ao parque amanhã."

b) O professor afirmou que a prova será na sexta-feira.

c) "Não posso sair hoje", disse João.

d) Ele gritou: "Socorro!"


8. Qual das alternativas abaixo define corretamente a citação direta e a citação indireta (discurso direto e discurso indireto), além de indicar quando cada uma deve ser utilizada?

a) Citação direta é a reprodução exata das palavras de um autor, utilizada quando se deseja dar ênfase ou credibilidade. Citação indireta é a paráfrase do que o autor disse, utilizada para resumir ou reinterpretar suas ideias.

b) Citação direta é sempre mais longa que a citação indireta, utilizada apenas em trabalhos acadêmicos. Citação indireta é uma cópia exata das palavras do autor, usada para manter a originalidade do texto.

c) Citação direta é a forma de resumir as ideias de um autor, utilizada em textos informais. Citação indireta é a reprodução exata de suas palavras, utilizada para evitar plágio.

d) Citação direta e citação indireta são sinônimos e podem ser usadas indistintamente em qualquer contexto.

9. Complete com os verbos indicados.

Já ___ anos, ___ neste local árvores e flores. Hoje, só ___ ervas daninhas.

a) fazem, havia, existe
b) fazem, havia, existe
c) fazem, haviam, existem
d) faz, havia, existem
e) faz, havia, existe

10. Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma verbal está errada:

a) Existem na atualidade diferentes tipos de inseticidas prejudiciais à saúde do homem.
b) Podem provocar sérias lesões hepáticas, os defensivos agrícolas à base de DDT.
c) Faltam aos países subdesenvolvidos uma legislação mais rigorosa sobre os agrotóxicos.
d) Persistem por muito tempo no meio ambiente os efeitos nocivos dos inseticidas clorados.
e) Possuem elevado grau de toxidade os defensivos do tipo fosforado.

11. A ocorrência de interferências ___ -nos a concluir que ___ uma relação profunda entre homem e sociedade que os ___ mutuamente dependentes.

a) leva, existe, torna
b) levam, existe, tornam
c) levam, existem, tornam
d) levam, existem, torna
e) leva, existem, tornam

12. Analise as afirmações abaixo:

I.Vários fatores determinam nossa maneira de falar:tempo, espaço, escolaridade, classe social, faixa etária, atividade.

II.Há várias diferenças entre a língua falada e a língua escrita. Podemos destacar, por exemplo, que a língua falada é mais rígida e a língua escrita não é apenas a representação da língua falada, mas sim um sistema espontâneo.

III.O conhecimento da língua-padrão permite o acesso à cultura em geral- um direito de todo cidadão. Além disso, quem domina essa língua pode se sair bem em concursos, entrevistas de trabalho, entre outros.

É correto o que se afirma em:

A) I

B)II

C)III

D)I e III

13. Coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

a)(   ) Variantes regionais ou geográficas são aquelas que ocorrem de uma região para outra.

b)(   )Jargão é um tipo de linguagem empregada em um determinado grupo social, mas que pode se estender à sociedade em razão do grau de aceitação.

c)(   ) Gíria é um tipo de linguagem empregada em um determinado grupo social, mas que pode se estender à sociedade em razão do grau de aceitação.

d)( ) O sotaque é a pronúncia, a forma como se fala. É marcado pelo ritmo com que as palavras são expressadas verbalmente.

e)(   )Denominamos a linguagem utilizada no meio virtual de internetês.

14.  Indique hipônimos para cada um dos hiperônimos abaixo. 

Anfíbios _____________________________________________________

Esportes _____________________________________________________

Cosméticos _____________________________________________________


Meios de transporte _____________________________________________________


Eletrodomésticos _____________________________________________________


15. Assinale a alternativa incorreta:

  1. Legume é hiperônimo de batata e cenoura.

  2. Maçã e morango são hipônimos de fruta.

  3. Animais é hiperônimo de cachorro e cavalo.

  4. Doença é hipônimo de catapora e bronquite.

  5. Brócolis e couve-flor são hipônimos de verdura.

    16. Marque com 1 as palavras que no texto funcionam como hiperônimos e com 2 as que funcionam como hipônimos. 


    ( ) Espécie      ( ) Espécimes      ( ) Rinocerontes-negros  ( ) Bichos Assinale a sequência correta. 


    (A) 2, 2, 1, 1             (B) 1, 2, 1, 2           (C) 1, 1, 2, 1            (D) 2, 1, 1, 2




ESTUDE

Fake news, gêneros textuais, substantivos abstratos, influência africana no português brasileiro, discurso direto e indireto, concordância verbal, variação linguística, hipônimo e hiperônimo. 

BONS ESTUDOS!


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26/11


Influência africana no português brasileiro e atividades páginas 86 e 90.

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27/11

Testinho e correção do RAA

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