9º ANO - REDAÇÃO

 30/07 - Jogos Campeonato.

____________

 06/08 - Gênero textual Perfil - Características do gênero, finalidade, suportes - análise da escrita dos alunos por meio da produção textual deste gênero. 

____________

13/08 - Visto no texto perfil. Introdução ao gênero resenha. TAREFA para o dia 20/08 - Escrever uma resenha (tema livre).

_____________

Visto na tarefa.

TAREFA PARA O DIA 27/08 --- Produção de texto expositivo ou argumentativo sobre trabalho infantil. páginas - 33, 34, 35, 36 da apostila de redação.

_______________

27/08 

Continuação texto trabalho escravo e orientações para o trabalho da próxima aula.

_______________

03/09 

excursão.

_______________

10/09 

Elaboração e Apresentação dos argumentos contra o trabalho infantil.

TAREFA PARA PRÓXIMA AULA: Página 39.

_______________

17/09

Inicio módulo crônica, leitura das crônicas páginas 69, 70 e 71

Atividade oral sobre as crônicas.

TAREFA: pesquisar uma crônica e levar para sala para análise.

Considerar: Qual a crítica que a crônica escolhida traz? Social, política, cultural, econômica, etc

- um trecho do texto que justifique a sua resposta.

_________________

24/09

Visto na tarefa da pesquisa das crônicas

RAA 


ALUNOS QUE FALTARAM: FAVOR PEGAR A RAA COM ALGUM COLEGA PARA RESPONDER.

__________________

CONTEÚDO AVALIAÇÃO 3 BIMESTRE: 

Texto narrativo e espositivo; Crônica.

- estudar produção textual - 

__________________


08/10

Resumo no quadro - Argumentação, convencer e persuadir.

TAREFA: TEXTO COLETIVO.

____________________

TEXTO COLETIVO

PESSOAL, a seguir a proposta do nosso texto coletivo:

Nosso objetivo é persuadir leitores a alterar suas opiniões e/ou posturas, tendo como público-alvo os divulgadores de fake news em relação às vacinas.

Vamos nos posicionar a favor das vacinas e queremos convencer e persuadir os leitores a pensar como a gente. (LEMBRANDO QUE ESSA PRODUÇÃO É APENAS PARA FINS DE APRENDIZAGEM DE UM GÊNERO TEXTUAL, INDEPENDENTEMENTE DA SUA POSIÇÃO COM RELAÇÃO ÀS VACINAS, VAMOS SUPOR QUE SEJAMOS TODOS A FAVOR, PARA QUE O NOSSO TEXTO FIQUE CONDIZENTE, OK?! DEPOIS FAREMOS UM TEXTO EM QUE VOCÊ SE POSICIONE DA MANEIRA QUE VOCÊ PENSA E DEFENDA SEUS ARGUMENTOS).


1 VERSÃO: 

INTRODUÇÃO

       A vacina é uma preparação biológica que visa estimular o sistema imunológico a reconhecer e combater doenças específicas. Ao introduzir uma forma inativa ou atenuada do patógeno, ou partes dele, as vacinas treinam o corpo a desenvolver uma resposta imunológica sem causar a doença. Esse processo não apenas protege o indivíduo vacinado, mas também contribui para a imunidade coletiva, reduzindo a circulação de vírus e bactérias na população.


Agora, em ordem, apresentem argumentos que visam convencer e persuadir as pessoas que pensam diferente a pensar como a gente.


Alice Azevedo Silva
Ana Vitória Porto Tonaco
Guilerme Alexandre Ferreira Lopes Júnior
Isabela Alves Viegas
Isis Balbino Abreu
Júlia Souza Gaipo
Karoline Lacerda Filiais
Laila Kauanny dos Santos Lima
Larissa Eduarda Medeiros Batista
Laura Resende Canaan
Marco Antônio Lacerda Fonseca
Maria Eduarda Soares Batista
Maria Paula Martins Amaral
Marina Aparecida Alves
Mirella Maciel Gomes Gonçalves
Rhiane Vitoria Nunes de Figueiredo
Yasmin Cabral Ribeiro
Camila Silvae Marques

Deixe seu argumento em forma de comentário na caixinha baixo:

_______________________________

22/10

Aula expositiva sobre Narrativa Policial. 
Explicação e vídeo sobre o gênero.

Tarefa: Ler algum conto de Narrativa Policial - trazer as respostas das seguintes palavras para a sala:

Qual foi o crime?
Qual foi a motivação?
quem era a vítima?
Quem era o suspeito?
Quem era o culpado?  
Fazer no caderno 
Ler as respostas dessas questões para a turma.

_________________________________
29/10

Apresentação e visto da ultima tarefa: Conto de Narrativa policial.
Tarefa:

Produção textual de uma Narrativa Policial. ESCOLHER ENTRE AS PROPOSTAS A SEGUIR:

Proposta 1: escrever uma narrativa usando a introdução da página 43. Não é necessário escrever a introdução novamente, você vai partir do pressuposto de que seu leitor já conhece a introdução.

Proposta 2: Escrever uma história em que o narrador é o culpado, o crime ainda não ocorreu, o narrador está planejando, imaginando, se justificando com antecedência... 
PROPOSTA DE ENCONTRA NA PÁGINA: 44

Orientações para ambas as propostas na página 45.

_________________________________


05/11

Visto nos textos, atividade página 47.
Divisão dos grupos do trabalho.
que ficou:

GRUPO 1:
Isis; Camila; Alice

GRUPO 2:
Larissa; Marina; Mirella; Ana Vitória

GRUPO 3: 
Rhiane; Maria Paula; Duda; Isabela; Yasmin.

GRUPO 4:
Laila; Laura; Júlia; Carol.

Trabalho para o dia 26/11

Fazer um vídeo de uma narrativa policial. 
Pode ser: 
Personagens tentando solucionar um mistério;
Só o narrador contando uma história de um crime (inventado pelo grupo)
Uma cena de crime sem solução

Usem a criatividade de vocês para fazer uma boa narrativa policial em um vídeo, ok?!
Qualquer dúvida estou à disposição.
e lembrem-se de que o prazo para me mostrar a ideia de vocês e receber orientação é até dia 19/11.

_______________________

12/11

Transformando o esquema e infográfico em um texto didático ou texto de divulgação científica.
_______________________

19/11

Expor ou argumentar?

Produção textual - escolher uma das propostas das páginas 100, 101.
_______________________

26/11

Apresentação dos vídeos - narrativa policial
_______________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCOLHA A TURMA

 GRAMÁTICA 6º ANO AZUL 6º ANO VERDE 7º ANO 8º ANO 9º ANO REDAÇÃO 6º ANO AZUL 6ºANO VERDE 7º ANO 8º ANO 9º ANO